sexta-feira, 16 de setembro de 2011

SAGRADO BISPO AUXILIAR PARA A DIOCESE DE VIANA






Neste dia 08 de setembro, Viana testemunhou a mais belas das cerimônias do catolicismo Brasileiro, que é cerimônia de sagração episcopal, conferida a dom Paulo César Polidoro, para ocupar o cargo de Bispo auxiliar de Viana, da Igreja Católica Apostólica Brasileira.

 Dom Polidoro após 25 anos e oito meses de sacerdócio, foi eleito bispo, pelo colégio Episcopal, reunido em Concilio; o novo bispo foi vigário de Viana, por quase 20 anos, dando assistência religiosa as comunidades católicas brasileiras da baixada maranhense, que veio em multidão para tão importante momento, para prestigiar.

 A concorrida cerimônia foi realizada no ginásio de esportes daquela cidade. Bispos e padres oriundos de vários Estados do Brasil e até do exterior, tomaram parte na imponente celebração litúrgica; foram eles: dom Josivaldo Pereira de Oliveira, bispo Presidente do Conselho Episcopal, dom Aurio Fontanella Camargo, bispo de Curitiba, Paraná, dom Joanir da Silva Neves, bispo de Santo André, SP, dom Ivan Dutra de Moraes, bispo de Belo Horizonte, MG, dom José Geraldo da Silva, bispo de Palmas, TO, dom José Eustáquio Neto, Bispo de Viana, MA, dom Geraldo Magela do Nascimento, bispo de Jaboatão dos Guararapes, PE, dom Carlos Adrián Guedes, arcebispo da Exaltação de la Santa Cruz, Buenos Aires, Republica Argentina, dom Paulo César Telles Mendezaball, bispo de Niterói, RJ; e os padres e diáconos : padre Luís, da Argentina, Frei Bernardo, Barreiros, PE, padre Carlos, Palmas, TO, padre Gustavo, Jaboatão dos Guararapes, PE, padre Luís de França, Açailândia, MA, padre Luciênio, Zé Doca, MA, diácono Bruno, Santo André, SP, diácono Robson Douglas, Viana, diácono Antônio, São Luís.

Dom Ivan Dutra de Moraes a todos emocionou com seu sermão; os fiéis, parentes e amigos de dom Polidoro, estavam atentos a cada detalhe e a riqueza da celebração. Outro momento especial foi a homenagem feita pelo Senador e ex-governador Dr. João Alberto de Souza, na qualidade de Padrinho de Dom Polidoro. Demonstrando ser versado nas Sagradas Escrituras o Senador, deu um toque todo especial em seu discurso, ao fazer citações bíblicas, mostrando-se grande conhecedor da palavra de Deus. “Dom Polidoro, disse o Senador João Alberto: o senhor me trouxe aqui, vim por sua causa”.

Em alguns momentos muitos fiéis chegaram às lágrimas; a emoção tomou conta de todos durante a prostração, momento que simboliza a morte para o mundo e o nascer para Deus, através de uma nossa missão; na unção da cabeça e das mãos do novo bispo, a unção representa a escolha e consagração, de forma integral do eleito ao serviço divino..

Após a Sagração o novo bispo percorreu as ruas de Viana em uma belissima carreata, abençoando a população, que de suas casas saudou o novo bispo.
Dom Polidoro continuará a desenvolver seus trabalhos pastorais e assistenciais na Baixada Maranhense.

Ouça a Rádio CWT - www.catedralwebtotal.com

Um comentário:

  1. So is every Diaconate/Ordination/Consecration performed according to the
    Pre-June 1968 Rite of Catholic Holy Orders in the Duarte Costa line?
    I hold the post-June 1968 Paul VI rites to be extremely doubtful.

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

Setembro Amarelo: uma campanha pela vida

Hoje, nós   vamos   falar de amor, de alegria e de vida!      O mês de setembro é o mesmo das flores, as quais   nos   remetem à metáfor...