segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

O agricultor

Todas as tardes eu o observo de minha janela e sinto uma tranquilidade inexplicável na alma. Ele cumpre, rigorosamente, a tarefa de cultivar a terra e cuidar das plantações como uma atividade sagrada. Percebo que aquilo não lhe causa esforço, tampouco cansaço, pois há uma leveza nos seus movimentos ao usar quaisquer instrumentos para aquele trabalho.

Do lado de cá, sem que ele note a minha presença, acompanho, disfarçadamente, os seus passos cautelosos ao redor das plantas. Ali, naquele terreno de esquina, ele cultiva um pequeno pomar que já transborda energia. De enxada e regador nas mãos, ele conversa com as plantas e transparece-me evadir-se para outra órbita. Não consigo imaginar o que se passa em seus pensamentos, nem consigo compreender o seu ritual porque é complexo demais para mim, uma simples mortal que não entende nada das plantas, mas o contemplo e sinto-me feliz. Ter o privilégio de ver aquele mundo totalmente diferente do meu, traz-me satisfação.

Os últimos raios de sol iluminam as verdes folhas das plantas, reluzindo em segundo plano em seu rosto e tornando o lugar com um fulgor singular, até que a noite caia ao som do cricrilar dos grilos e do coaxar dos sapos. E ele permanece lá, como se não percebesse o anoitecer, conhece tão bem aquele espaço que não há diferença entre o dia e a noite. Algumas vezes, se a hora avançar, aumentando a escuridão, ele acende uma lanterna, provavelmente, para vistoriar tudo antes de despedir-se do lugar. Minutos depois, noto a sua ausência.

Assim acontece todos os dias, as ações do meu vizinho agricultor são sempre as mesmas, entretanto me transmitem novas sensações, como se todas fossem uma novidade, porque tais atitudes me remetem à filosofia do cultuar um prazer. Todavia, há um mistério profundo que emerge dessa rotina, o qual não quero jamais conhecer para não me desprender desse encantamento que é observá-lo.

                                                                                                       

  Rute Santos



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Setembro Amarelo: uma campanha pela vida

Hoje, nós   vamos   falar de amor, de alegria e de vida!      O mês de setembro é o mesmo das flores, as quais   nos   remetem à metáfor...