Mesmo eleito deputado do PRB ainda está “sub judice”
O site Congresso em Foco revela que dos 331 nomes que exigiam muita atenção do eleitor brasileiro na h
ora de votar, pelo menos 44 candidatos se elegeram para cargos proporcionais (deputado federal e estadual) e apenas quatro passaram para uma nova disputa em segundo turno (para governador) nos estados.
Esse número pode ser maior, já que muitas candidaturas ainda estão “sub judice” por causa do impasse em torno da aplicação da Lei da Ficha Limpa este ano.
Entre esses 48 candidatos eleitos com algum tipo de complicação, 31 são réus de ações penais no Supremo Tribunal Federal por crimes como formação de quadrilha, corrupção, lavagem de dinheiro, apropriação indébita e contra a Lei de Licitações. Cinco já estiveram presos em operações das polícias Civil e Federal. Outros sete respondem a processo na Justiça Federal de Mato Grosso acusados de envolvimento com a chamada máfia dos sanguessugas.
No Maranhão, figura na lista o deputado Cleber Verde (PRB), reeleito à Câmara Federal, mas pesando sobre os ombros uma Ação Penal 497 (Crime contra a administração em geral, inserção de dados falsos em sistema de informações. Data de autuação: 05/09/2008).
Nenhum comentário:
Postar um comentário