domingo, 23 de agosto de 2020

AÇAILÂNDIA ARDE EM CHAMAS

Fumaça nos pulmões dos outros é refresco.
Incêndio em terreno baldio no bairro jardim de Alah 

Em Açailândia "o clima anda pesado"! Se você pensa que estou falando sobre “a política local”, está enganado – ainda não é hora...no momento vou lhes falar da cultura que evidencia a ignorância de alguns e o descaso de outros;em verdade não noticiarei nenhuma novidade,tampouco falarei do que é feito às escondidas,mas de algo visível e prejudicial a saúde da população.Difícil não sobrar um pouco para cada cidadão...uns por cometer a infração e outros por não fazer cumprir o que está na lei.

O "ar está carregado",um véu de fumaça paira sobre a cidade; consequências do crime cometido por homens e mulheres de bem,cidadãos que normalmente exigem que seus direitos sejam respeitados,pessoas que amam a cidade,porém não respeitam o próximo...

- De quem estou falando ? Talvez você conheça ! Pode ser a dona Maria, seu José ou quem sabe até o mané...ele pode ser seu vizinho,seu colega de trabalho e talvez alguém que mora em sua casa.

Conhecidos ou não, temos que provocá-los;mexer com o brio dessas pessoas...Vamos lhe causar dor,seja analfabeto,mestre ou doutor.Vamos lhes enfiar um espilho na carne ou quem sabe acabar nos espetando,afinal de contas o ser humano é prevísivel...

- Que mania é essa que o povo tem de tocar fogo "nas coisas"?  

Como se não bastasse a poeira que o vento de agosto traz para dentro de nossas casas , temos que enfrentar as  nuvens de fumaças causadas pela ação do homem. Em nossa cidade isso já faz parte do cenário.Algum suspeito pode até dizer que estou exagerando;há pessoas que se acostumam com tudo nessa vida...Você duvida?Basta subir aos lugares mais altos da cidade para confirmar o que estou falando.Não estou me referindo ao que vemos ao longe no horizonte,indicando queimadas na zona rural,mas de ocorrências de fogo na zona urbana.A fumaça sobe ao céu todos os dias; denunciando a irresponsabilidade de alguns cidadãos...Geralmente isso acontece por se tratar de uma “cultura açailandense" !

- Imagine só a nossa cidade se destacando no cenário nacional e quiçá internacional por tal cultura.

- Os meus avós faziam...os meus pais também...era comum juntar as folhas das arvores do quintal junto ao lixo produzido em casa para em seguida atear fogo;nunca alguém morreu por isso - diz o mané.

- Faço por que todos fazem - exclama dona Maria vai com as outras.

- Ah isso mexe com os nervos...

Donos de propriedades – residências e terrenos baldios - aproveitam o tempo quente e a falta de chuvas para limparem seus terrenos,optando quase sempre por aquela velha mania: "o que for mais fácil eu faço!".No intuíto de economizar tempo e alguns trocados”,varrem,amontoam o lixo e simplesmente queimam sem se importar com o resultado...As principais vítimas são crianças,idosos e pessoas com problemas respiratórios.Diga-se de passagem com a pandemia  da covid 19 o quadro se agravou.


Ao conversarmos com o Sargento Adelino - corpo de bombeiros - ele nos disse que apesar do 12º Batalhão de bombeiros de Açailândia ter feito uma intensa campanha de conscientização(julho)junto a comunidade e na mídia;continuam recebendo inúmeras denúncias de pessoas prejudicadas com as queimas de lixo nos quintais e terrenos baldios.As reclamações quase sempre partem de vítimas da covid 19 !

 

"De junho até novembro é o período mais crítico.Os incêndios evoluem e trazem uma série de prejuízos:queimam residências,carros estacionados ou guardados em terrenos...Essa prática é crime ambiental seja na roça,terrenos baldios ou em residências."

 

 

 


Luis D`França


Um comentário:

Postagem em destaque

Setembro Amarelo: uma campanha pela vida

Hoje, nós   vamos   falar de amor, de alegria e de vida!      O mês de setembro é o mesmo das flores, as quais   nos   remetem à metáfor...