sábado, 25 de dezembro de 2010

Atentados contra igrejas fazem 38 mortes na Nigéria

Além dos ataques a seis igrejas, uma carrinha foi incendiada no centro de Jos. No total, morreram 38 pessoas

Uma série sem precedentes de atentados bombistas contra igrejas fez pelo menos 38 mortos na véspera de Natal, na Nigéria, afirmaram hoje as autoridades que tentam conter esta onda de violência.
De acordo com as agências AFP e AP, morreram 38 pessoas e outras 74 ficaram feridas em sete explosões que ocorreram em dois locais da cidade de Jos, no centro da Nigéria, que marca o limite entre o norte do país, maioritariamente muçulmano, e o sul, que é sobretudo cristão. Na cidade de Maiduguri (norte), alegados membros de um grupo islamista atacaram três igrejas, incendiando uma delas e fazendo seis vítimas mortais.
Não foi estabelecida nenhuma ligação entre estes casos de violência na véspera de Natal e a aproximação das eleições presidenciais marcadas para Abril. No país mais populoso de África, as tensões entre cristãos e muçulmanos estão a aumentar. Na cidade de Jos, onde ocorreu o atentado, a situação entre as duas comunidades religiosas é particularmente complicada - este ano já se contabilizaram centenas de mortos por conflitos religiosos.
O presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan, prometeu que se vai fazer justiça em relação aos responsáveis pelos atentados "que mataram muitos nigerianos inocentes, tanto cristãos como muçulmanos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Setembro Amarelo: uma campanha pela vida

Hoje, nós   vamos   falar de amor, de alegria e de vida!      O mês de setembro é o mesmo das flores, as quais   nos   remetem à metáfor...