quinta-feira, 1 de outubro de 2020

AGOSTO MÊS DE DESGOSTO

Verdade ou apenas superstição ?

Terminou o mês de Agosto ! Como foi para você ? Para mim foi mês de recuperação,pois quase morro em julho...não me deparei com nenhuma aparição sobrenatural apesar de morar perto de um cemitério;graças a Deus também não topei com animais peçonhentos e até onde eu saiba o prejuízo não bateu a minha porta.Para algumas pessoas agosto é sempre um período de apreensão pois acreditam piamente que é um mês de azar.Aqui fica a pergunta que não quer calar:

- Agosto é realmente o mês de desgosto ou é apenas superstição ?

Pensando nisso decidi pesquisar sobre o assunto,contudo deixei para registrar só agora em setembro,mês que inicia a primavera...coletei informações aqui e acolá e fiquei atento para ver se acontecia algo de extraordinário já que sempre ouvir “histórias” a respeito,mas nunca havia dado importância...ouvir,estranhei,questionei...não procurei o azar,tampouco o aguardei...

Em conversas com alguns conhecidos,descobrir que  há pessoas que levam isso tão a sério que  ficam desconfiadas com tudo e com todos.Quando se aproxima o mês de agosto;chegam a dizer que se pudessem “saltar esse período”seria ótimo...segundo eles são trinta e um dias mais longos do ano; sem nenhum feriado para descançar...”os dias parecem se arrastar”...o sol demora pra nascer e para se pôr nem se fala,por isso é preciso se planejar,para passar por esse “período de trevas” sem danos.

Sabe aquelas supertições do ano inteiro?Pois é...os supersticiosos dizem que em agosto“o perigo” fica mais intenso...então não deixe o chinelo virado para sua mãe não morrer,não passe debaixo de escadas,tenha cuidado para não cruzar com gato preto...para entender melhor o que estou falando,nem aqueles que estão sempre “munidos” com amuletos se permitem vacilar nesse mês...e haja galhinho de arruda na orelha,ferradura,trevo de quatro folhas,pezinho de coelho e o famoso pingente de “Santo Antonio ” em metal - benzido – dentro da carteira...

Para o meu vizinho, agosto é mês de aparição de cachorro louco...um colega  argentino um dia me disse que lavar a cabeça em agosto chama a morte... na África o dia 24 de agosto é conhecido como "dia em que o Diabo anda solto"; já um amigo acha graça e desdenha de tais crendices...dona Maria firme às suas raizes me disse que,desde que se entende por gente, nunca viu o seu pai ou algum homem de sua família fazer negócios nesse período, pois segundo ela  “o que  em agosto começar é certeza no fim do ano acabar”. As vezes dá a impressão que o povo tirou o mês de agosto para fazer rimas.

Com tudo isso, busquei conhecer um pouco mais sobre a matéria.O que há de verdade em todas essas conversas e o que faz esse mês tão temido por algumas pessoas.Conversei, fiz muitas perguntas;sempre que percebia uma oportunidade abordava alguém do meu convívio e o interrogava...os jovens quase sempre reticentes respondiam em meio a dúvidas...outros com os olhos colados ao celular diziam não saber de tal coisa...já as prosas com os mais velhos foram mais duradouras e agradáveis,possibilitando um mergulho mais profundo no assunto...Por último visitei um  baiano que morou muitos anos lá pras bandas de Minas Gerais.Ah !Essa visita rendeu “dimais da conta”! quando o indaguei sobre o assunto ele se animou e começou a contar “histórias do arco da velha”...é como se tivesse ligado um botão de ignição da máquina do tempo...deixando a nostalgia fluir,o “baiano falando em minereis” dava detalhes dos ambientes em que havia acontecido os episódios.

Conversamos muito;mas,com o tempo o diálogo tornou-se um monólogo.Ele assumiu a posição de contador de “histórias” e eu de expectador.Hipnotizado por suas  palavras,me transformei em um menino,admirado com o conhecimento de alguém mais velho...a minha mente fértil  dava vida as coisas que aquele homem  ouvira e presenciara no percurso da vida... em suas falas enalteciam aqueles que lhe transmitira tais conhecimentos e como todo bom contador de causos,passava “aquele velho verniz nas palavras”, abrilhantando-as ainda mais...afinal de contas;quem conta um conto,sempre aumenta um ponto...após alguns causos contados ;pedir que ele contasse  episódios sobre o mês de agosto.

- Uai ! Oia só !Agosto é mês que acontece tudo de ruim nessa vida!

- Êpa ! Nem tudo – interrompeu a esposa que estava nos servindo um café – Não esqueça que foi nesse bendito mês que nós casamos,e a nossa caçulinha nasceu em agosto e a bichinha é uma bênção.

O baiano acompanhou os passos da esposa até a cozinha – ao está assegurado que ela não o ouviria - me olhou com o ar de sorriso e me falou baixinho.

- Divera ! A muier só esqueceu que eu roubei ela dos pais no primeiro dia de agosto e pra família foi um desgosto só ;quanto a minha filha tenho que concordar;não tenho que reclamar;só me dá alegria.

Em seguida se voltou para o nosso assunto principal...Prosseguiu inumerando acidentes,catástrofes e mortes do mês “fatídico “.Muito me impressionou as informações guardadas por aquele homem...dentre os relatos,destacou pessoas importantes da história polìtica do Brasil que sucumbiram no mês de agosto;o suicídio do presidente Getúlio Vargas em 24 de agosto de 1954;a renúncia de Jânio Quadros em 25 de agosto de 1961 e o falecimento de Juscelino Kubitschek  já como ex-presidente, em um acidente de automóvel no dia 22 de agosto de 1976...

- Rapaz ! Que memória !

- Ainda tem muito mais !

Tomou um gole de café e prosseguiu contados histórias ;agora salientando casos de pessoas que conviveram com ele...continuou... Lembro que a casa de  lhô lau pegou fogo! Homem pobre e sofrido ! Agosto não tem pena de ninguém!O vigário de minha cidade não fazia casamento nesse mês;não que ele não quisesse,o problema é que os noivos não se atreviam casar nesse tempo...Tive um cumpadre que ficou doente no primeiro dia de agosto e a gente sempre falava:

- Se o zé passar do mês de agosto ele fica bom.

- Ele ficou ?

- Não ! Morreu no dia trinta um !

Essas são apenas algumas histórias que ouvir naquele dia...eu havia chegado em sua residência   na boca da noite e sair quase às doze.Ao me despedi me encaminhei para a portão lateral; ao perceber,a esposa do Baiano disse para que eu saisse pela porta da frente,por onde havia entrado;segundo ela;tinha gostado da visita e queria que eu voltasse mais vezes.Para completar sair de lá sob aviso do baiano - ao caminhar em direção ao meu carro como de hábito começei a assoviar  um canto - antes de chegar a porta do automóvel, fui repreendido por ele; que sorrindo me orientou que não assoviasse à noite para não atrair cobra.Agora lascou !Voltei para casa convencido que após aquela visita poderia encerrar a pesquisa.Inté a próxima!

 

Superstição, folclore e coincidências

 

Em verdade a superstição habita os pensamento dos humanos desde que o “homo” começou a ser “sapiens” e, segundo o antropólogo e historiador;Luis Câmara Cascudo, elas “resultam, essencialmente, do vestígio de cultos desaparecidos ou da deturpação ou acomodação psicológica de elementos religiosos contemporâneos, condicionados à mentalidade popular”. Contudo, Sigmund Freud pontuava que “a superstição é uma manifestação de neurose obsessiva”.

Durante essa pesquisa pude perceber que a superstição varia de pessoa para pessoa,de lugar para lugar,de região para região.Uns criam sua superstição e fica só com ele,porém a grande maioria acaba sendo difundida para as massas.

A crença no mês de agosto como um mês azarento herdamos dos europeus,mais precisamente dos colonizadores portugueses...Devido a mistura de raças;o Brasil tornou-se um campo fértil para as mais variadas e aberrantes superstições.A religião dos índios,juntamente com as crenças africanas,somadas as credinces trazidas pelos portugueses;incorporaram no povo e moldaram suas tradições.Espaço e fenômenos da natureza é o que não faltam neste país continental.

Como desde o início de sua existência boa parte da humanidade busca entender o meio em que vive,sem fazer muitos esforços... criaram deuses e semideuses para justificar calamidades e benefícios  a sua volta.Quando os calendários foram sendo organizados,elegeram dias,meses e anos para justificar suas vitórias e derrotas.Assim como foram registrando a crença de que há dias que trazem má sorte  e que esta força negativa é sempre parte de uma força externa...com isso constituiram no decorrer do tempo objetos que podem ser a causa dos problemas assim como recomendam outros que podem previní-los .

Dentre as superstições que encontramos há uma que muito se destaca “casar em agosto traz desgosto”.Uma tradição que se tornou superstição em Portugal e ao atravessar o oceano ganhou mais força em solo brasileiro, influenciando a vida de muitas pessoas.A explicação para tradição portuguesa é que  na época das grandes navegações as pessoas não se casavam nesse mês pois era justamente o período em que os navios das expedições saiam à procura de novas terras e os recém casados não aproveitavam a lua de mel, sem falar que era possível as esposas tornarem-se viúvas antes mesmo de aproveitar o casamento ou seja, um mês fadado a saudade,tristeza e choro.

Há quem diga que crendice é coisa de gente do interior;porém é sempre bom lembrar que  boa parte das pessoas que moram em grandes cidades  vieram da área rural,por isso é notável os resquícios  dessa cultura na zona urbana,afinal de contas “há pessoas que saem do mato mas,não tiram o mato da cabeça”.Continuam usando seus amuletos e rituais para “espantar” a má sorte.Existem também aqueles que não acreditam por achar algo irracional,mas preferem não dá chance ao azar e cautelosos procuram não vacilar.

Nesse caso segundo “os especialistas “ na area da superstição costumam dizer que há pessoas que “tem azar” e outras são azaradas.Explico: o azar ocorre ocasionalmente;enquanto que o azarado se envolvem frequentemente em situações de má sorte.

Ao que parece,invocam o azar  para depois repelir.Vai entender o ser humano;dá vida aos problemas para depois tentar  solucioná-los...contudo sem perceber, os mesmos potencializam a ação do que há de ruim em suas vidas;para em seguida murmurar e  buscar de forma intensa, proteção “divina”, o que nos faz desconfiar que acreditam tanto na força negativa que "as vezes" os objetos e os seres criados para sua proteção , acabam não surtindo efeito.

Sei que esse é um assunto interessante e que renderia muito mais;porém vou ficando por aqui...afinal de contas creio que de janeiro a dezembro devemos  "viver agosto de Deus."




Luis D`França

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Setembro Amarelo: uma campanha pela vida

Hoje, nós   vamos   falar de amor, de alegria e de vida!      O mês de setembro é o mesmo das flores, as quais   nos   remetem à metáfor...