quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Bandidos assaltam fiéis durante missa transmitida ao vivo.A ação vista por outro ângulo !


                             

Tudo pronto para celebração da Missa na Paróquia São José Operário no município  de  São Leopoldo – RS.O cenário é belíssimo ! Ao fundo ilustrações de episódios da sagrada família; um pouco mais acima  uma frase se destaca em meio a tantos ícones: “ A minha oração suba a vós como incenso”.


A cor branca predomina no altar,indicando que o tempo é comum.Liturgia organizada,padre paramentado, vestido em uma bela casula,que me arrisco a dizer que deve ter sido um presente já que paramentos sacerdotais “custa o olho da cara”.Objetos litúrgicos preparados na credência,as alfaias impecáveis.Tudo predefinido...identidade,missão e finalidade.A harmonia reina naquele lugar;nada poderia dá errado, afinal de contas Deus estava lá.O padre faz os últimos ajustes!Posiciona a câmera,verifica o microfone,aos poucos os pedidos de orações da missa vão surgindo na tela:

- Peço oração pela saúde de minha mãe que contraiu covid...que o meu irmão seja curado da covid...que o senhor retire as fibroses do meu pulmão, consequências da covid...

- Meus Deus ! Será que não existem mais outras enfermidades no Brasil?

Enquanto o  padre verifica a mirrada quantidade de internautas acessando a live,reza em pensamentos para que os “infiéis” de sua paróquia apareçam pelo menos para dá um like e depois sumir da tela...Ele aguarda mais um pouco...

- Padre ! Essa live de hoje vai “bombar” – disse o único jovem presente na igreja- afinal de contas é a Missa da Saúde,a ocasião é propícia...tem muita gente doente na cidade.

-  O que sei meu filho – disse o padre com ar de sorriso - é que as minhas beatas e meus hipocondríacos nunca falham...nas transmissões pedem orações e dão likes de montão,clicam tanto nos coraçõezinhos que me deixam constrangido...nem parece “aquelas criaturas” que se apresentam no confessionário, confundindo confissão auricular, com suas consultas médicas.

Tudo pronto? Vamos começar a live! Luz ,câmera,ação!Além das quatro pessoas na igreja a presença do Pai,do Filho e do Espírito Santo estimula o padre a continuar sua via crucis...afinal de contas é doloroso ver todos aqueles bancos vazios decorados com faixas de isolamento...todo pregador gosta de ver a igreja cheia e por mais que tenha a alternativa das lives,não é a mesma coisa...ele estava sentindo falta daquele momento tão especial em que as pessoas após a missa solicitavam sua benção,estava com saudades da “veinha” que dorme durante todo o sermão,estava com remorsos por muitas vezes chamar a atenção dos jovens devido as conversas paralelas durante a celebração...para entedermos melhor a situação;ele estava com saudade até do choro das crianças  e daquelas mães que permitem os filhos fazerem o que querem durante a missa...Vai entender o ser humano!

Ao iniciar a celebração o padre faz o comentário inicial;fala um pouco sobre a graça “meio sem graça”, cita São  Boa Ventura - o santo do dia (15 de Julho)- convida o povo a imitá-lo em sua caridade.A primeira leitura é realizada  por um idoso que se destaca por sua entonação de voz, em seguida um jovem faz o salmo responsorial tão baixo que se ouve ao fundo aguém dizer:

- Fala mais alto ! Penso que tenha sido o Espírito Santo.Finalmente chega o momento de ler o Evangelho:

- ”Graças te dou porque revelaste os mistérios do reino aos pequeninos escondendo aos doutores”...nesse momento entram dois indivíduos usando máscaras - cumprindo as normas preventivas de saúde – pelos trajes o padre pensou ser pedintes aproveitando a missa para sensibilizar os participantes:

Antes fosse!O assalto foi anunciado!Os meliantes exigem que as vítimas fiquem em silêncio...a secretária no desespero coloca o celular debaixo das pernas na tentativa de escondê-lo;o cara de pau sem o menor respeito mete a mão e pega o aparelho.A outra vítima ao perceber que os bandidos não tiveram o menor pudor com a sua colega,apressou logo em entregar o celular que havia comprado recentemete.

- “Toca o alarme” ! tem a polícia aí fora ! Pessoal manda a polícia aqui para igreja que estamos sendo assaltados durante a missa” – disse o padre.

O clima esquentou quando o bandido pegou o notbook e o fechou,interrompendo imediatamente a transmissão;o padre segurou firme o computador;puxa pra cá, puxa pra lá; o reverendo levou a melhor;em seguida pegou o pedestal  e ameçou bater no marginal.Pense em um gaúcho macho tchê! O bandido ao perceber que o padre não era santo;tratou de abandonar a disputa pelo o objeto,para em seguida fugir com seu comparsa;deixando para trás pânico e prejuízo.

O padre mesmo chocado com a situação voltou a transmissão em poucos minutos...para sua surpresa a live que tinha apenas 20 pessoas assistindo,agora estava “bombando” com 2.000 internautas.Milagre ! Milagre nada! Apenas um monte de pessoas ávidas por saber como o episódio havia terminado.Para decepção dos curiosos de platão,o assalto que durou poucos minutos não foi gravado e aqueles que gostam de más notícias ficam encabulados; o padre volta para live calmo,sem nenhum arranhão,parecendo que nada havia acontecido e sereno faz o seu sermão.No final desabafa;demonstrando o seu desanimo com a humanidade;a essa altura do campeonato  ele ”passa a bola para Isaias”:

– “Que essa maldição do profeta Isaías - citando uma das leituras do dia - possa cair sobre esses que fazem tanto mal para os outros...traficantes,violentos”...em seguida faz a oração final...a oração da saúde.Com certeza depois daquele susto, todos estavam precisando.

Uma coisa tenho certeza ! As lives do padre nunca mais serão as mesmas,os números de expectadores serão maiores; os curiosos nunca deixarão de dá aquela passadinha na live do Pe.Ramiro na esperança de que em suas missas ao vivo aconteça algo a mais;afinal de contas nunca se viu uma live crescer em número de expectadores de forma tão rápida;ainda mais sendo de uma pessoa pouco conhecida nas redes sociais.

O padre ficou famoso ! Procurado por várias emissoras para entrevistas,já esteve até em programa da globo - encontro com Fátima Bernardes...afinal de contas "essa live deu o que falar" ! O padre é uma celebridade,claro que ainda não é nenhum Reginaldo Manzoti,também não faz o tipo padre sertanejo de roupas apertadinhas,tampouco é estiloso como o Pe.“Favo de mel ”.Animado com a repercussão na mídia,o padre intensificou os pedidos para que as pessoas se inscrevam em seu canal...

É por isso que continuo acreditando que  "há lives que vem para o bem!"

 

 D´França

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Setembro Amarelo: uma campanha pela vida

Hoje, nós   vamos   falar de amor, de alegria e de vida!      O mês de setembro é o mesmo das flores, as quais   nos   remetem à metáfor...